Hel, Deusa do submundo

sexta-feira, 9 de março de 2012


Hel na mitologia nórdica deusa do submundo ou inferno para nós.

Na mitologia nórdica, Hel é caracterizada como a deusa do submundo. Ela foi enviada por Odin para Helheim / Niflheim para presidir os espíritos dos mortos, à exceção daqueles que foram mortos em combate e acabaram em Valha-la (Depois falamos sobre os mundos). Foi o seu trabalho determinar o destino das almas que entraram em seu reino.
Ela é filha de Loki, o trapaceiro, e Angurboda.  Acredita-se que seu nome é a origem do Inglês palavra “Hell”, por causa de sua ligação com o submundo. Hel aparece na Edda Poética e a Edda em prosa (Isso são documentos literários ou obras que nos repassam tudo o que se sabe hoje sobre os deuses nórdicos), e caso alguém empregue frase “Vá para o Inferno” significa que essa pessoa deseja sua morte. Após a morte de Baldur, a deusa Frigga envia Hermodr para oferecer resgate à Hel. Hermodr fica a noite em Helheim, e na manhã Hel implora para que seu irmão volte para casa, porque Baldur é tão amado pelos deuses do Aesir. “Hel lhe diz: “Se todas as coisas do mundo, vivos ou mortos, choram por ele, então ele terá permissão para retornar ao aesir”“. “Se alguém falar contra ele, ou se recusa a chorar, então ele vai ficar com Hel.”

Jacob Grimm teorizou que Hel, a quem chamava pelo 
nome do Proto-Germânico Halja, era na verdade uma 
“meio-deusa”. Não se pode provar que ela tenha sangue
 Divino total, em caso de Hel, Loki impregnou a 
Angurboda gigante.  Nesse caso, refere-se que a Hel 
seja a semi-deusa no qual poluiu de forma cultural sua 
família.

0 comentários:

Postar um comentário

Sam e Dean são dois irmãos marcados pela tragédia: a morte da mãe quando eles ainda eram crianças, causada por forças sobrenaturais, durante um incêndio. Dean cresceu com o desejo de destruir os monstros que mataram sua mãe e seguiu os passos do pai nos "negócios da família": perseguir forças sobrenaturais do mal. Sam, ainda bebê quando a mãe foi morta - e, portanto, sem lembranças do ocorrido -, tentou levar uma vida o mais próximo possível do normal e, assim que pôde, saiu de casa para a faculdade e se afastou da família. Mas um estranho telefonema do pai e seu repentino desparecimento mudam tudo. Dean decide procurar Sam, a quem não via havia quatro anos, para que os dois partam em busca do pai. Depois que a namorada de Sam é assassinada como sua mãe, ele decide encarar o destino de sua família. E assim os dois, Sam e Dean, passam a cruzar as solitárias estradas dos EUA num Impala 67, procurando pelo pai e caçando cada criatura sobrenatural que cruzar seu caminho.