Kitsune

sexta-feira, 25 de novembro de 2011


O que são as "Kitsune"


Kitsune palavra que no dialecto japones significa raposa.
Histórias as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. Entre estes poderes mágicos, tem a habilidade de assumir a forma humana — normalmente aparecem na forma de uma mulher bonita, uma jovem ou uma velha. Enquanto algumas histórias falam que as kitsunes usam essa habilidade apenas para enganar as pessoas outras histórias as retratam como guardiãs fiéis, amigas, amantes e esposas. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões.
Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo, esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas.
Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta "Inari" (Deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da industria) , servindo como suas mensageiras. Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa. A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer.Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades.


Origens

Muito dos mitos de raposas do Japão podem ser vistos no folclore da China, Coréia ou Índia. Esses mitos populares contam histórias de raposas que podem ter até nove caudas. Várias dessas histórias foram gravadas no Konjaku Monogatari, uma coleção do século XI de narrativas Chinesas, Indianas e Japonesas.
Há um debate sobre a origem dos mitos das Kitsunes, não sabem se foi inteiramente de fontes estrangeiras ou parte do folclore japonês, que datam a partir do século "V" d.C. Os japoneses vêem positivamente as kitsunes desde o século "IV" d.C, mas as únicas coisas importadas da China ou da Coréia eram os atributos negativos em relação a elas. De acordo com um livro de registros do século XVI, chamado Nihon Ryakki, as raposas e o ser humano viveram muito próximos no Japão antigo, e que as lendas indígenas sobre as criaturas se formaram em conseqüência desse convívio.
A idéia da raposa como sedutora e a conexão dos mitos de raposas ao Budismo foram introduzidas no folclore japonês com as histórias chinesas similares, mas algumas histórias de kitsunes contêm elementos únicos do Japão.

* Existe tambem Bakemono-kitsune que uma especie de kitsune do mal.

0 comentários:

Postar um comentário

Sam e Dean são dois irmãos marcados pela tragédia: a morte da mãe quando eles ainda eram crianças, causada por forças sobrenaturais, durante um incêndio. Dean cresceu com o desejo de destruir os monstros que mataram sua mãe e seguiu os passos do pai nos "negócios da família": perseguir forças sobrenaturais do mal. Sam, ainda bebê quando a mãe foi morta - e, portanto, sem lembranças do ocorrido -, tentou levar uma vida o mais próximo possível do normal e, assim que pôde, saiu de casa para a faculdade e se afastou da família. Mas um estranho telefonema do pai e seu repentino desparecimento mudam tudo. Dean decide procurar Sam, a quem não via havia quatro anos, para que os dois partam em busca do pai. Depois que a namorada de Sam é assassinada como sua mãe, ele decide encarar o destino de sua família. E assim os dois, Sam e Dean, passam a cruzar as solitárias estradas dos EUA num Impala 67, procurando pelo pai e caçando cada criatura sobrenatural que cruzar seu caminho.